sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Viva a Primavera! (Hemisfério Sul)

Junto com a primavera, vem o momento de colocarmos os nossos projetos em pratica.
É um momento de prosperidade, de crescimento. É uma estação excelente para melhorar as comunicações, interações de grupo, fertilidade e abundância.
Hoje às 06:04, a primaverá chega no hemisfério sul. O Sol está chegando e com ele iniciamos um período mais alegre e expansivo permitindo uma renovação de energia que a natureza já está anunciando com as primeiras flores. (No hemisfério norte, iniciou o outono. Irei abordar esse tema nos próximos dias).

Quando estamos equilibrados, a primavera vem trazendo uma nova força, um novo propósito, a vontade de renascer e finalmente agir! É o momento então de olhar para fora, de renovar, sentir o aroma das flores, encontrar pessoas, fazer novos contatos...


No inverno houve  recolhimento e quem soube aproveitar esse momento para abrir espaço para o novo, fez arrumações nos armários e em seus pensamentos. Algumas coisas foram revistas e desprezadas, algumas foram para o lixo mesmo! E agora a primavera traz a vontade de preencher o vazio, de renovar tudo, sair do velho e assimilar a nova vida que está chegando! Comprar roupas novas, novos livros, novos projetos, muitos dos quais ficaram engavetados por durante toda uma estação são desejos que se despertam e as tendências inerentes a primavera!

A primavera é o momento de semear, de plantar, para podermos colher mais adiante. Então, é o momento de dar início aos novos projetos e às novas atitudes!


Convide a energia da primavera para entrar em sua casa.

Presentei-a com flores em um vaso, em um canteiro no jardim ou onde mais você possa representá-la!

Se você não fez a "faxina" do inverno, se não se permitiu olhar para dentro e reavaliar sua realidade, este é o momento de fazê-lo, pois ajuda a equilibrar o elemento madeira.

Lembre-se: a semente se enraíza em solo propício, e isto implica em organização também! Jogar fora o que não serve mais, reorganizar velhos papéis, organizar sua rotina de maneira mais adequada, preparar a terra para receber as novas sementes, enfim, isso ajuda a recompor o equilíbrio do elemento madeira.

Aproveite a primavera e tudo o que ela traz de bom! Passeie muito ao ar livre, abra-se para as amizades, cheire flores, ouça o canto dos pássaros, busque a natureza fora e dentro de você: ela está irradiando vida!

E claro, também é momento de sermos gratos! Agradecer os presentes, alegrias e as lições do inverno e das estações futuras. E, aqui agora agradecer todas as coisas boas que a primavera nos traz, os grandes presentes, que é a nossa vida.

Jornada da Primavera no Calendário Sagrado

Na primavera se trabalha o renascimento, o novo, as decisões, a visão, o lado espiritual. Trabalha-se a vitalidade, a disposição em compartilhar e trocar. Renova-se atitudes. Transmutam-se crenças e costumes.

Uma dica, é definir 10 metas a serem realizadas durante os três meses da primavera. As metas devem ser enumeradas em ordem de prioridades e assim serem concretizadas.


Trabalha-se também:

•A infância e a adolescência. Realizar atividades que foquem a criança interior. Abandono das emoções negativas de infância. Transmutação do negativo em positivo.

•Os começos. É um bom momento para iniciar uma nova vida. Detecte onde adotar novas atitudes, onde se deve morrer. Especialmente observe o que foi amadurecido durante o inverno, o que durante os meses de julho, agosto e setembro foi desejado, anelado, sonhado para sua vida e concretize, realize.

•Limpeza. Finalize o período de limpeza, despojamento e purificação facilitado pela passagem do Sol pelo signo de Virgem. Libere tudo o que não estiver sendo usado. Reorganize armários.

•Clareza e lucidez. Experimentar rever a vida de uma perspectiva mais ampla. Favorecida a visão. Realizar atividades que ampliem as perspectivas da vida e visão dos próximos três meses. Definir com clareza as metas e propósitos a serem alcançados nos próximos três meses.

•Desenvolvimento do Poder Pessoal. Realizar atividades que permitam desenvolver a capacidade de decidir, realizar, tomar atitudes. Bom momento também para trabalhar o Poder de Expressão e comunicação pessoal. Exercícios que propiciem energia, intensidade e persistência.

•Relacionamento. Fazer um balanço dos relacionamentos e detectar onde melhorar.

•Amor e sexo. É um bom momento para se estudar a arte do amor e do sexo, a favor da vida. Estudo de tantra e taoísmo do amor e do sexo.

•Verdade. Entrar em contato com as verdades pessoais. Libertar-se de mentiras que possam estar ligando a velhos padrões ou costumes que impedem de recomeçar.

•Ação no mundo. A Primavera também propicia a habilidade para se trabalhar coisas terrenas desde uma perspectiva espiritual.

•Visão. Atividades que permitam ver o mundo com outros olhos, abrir novas perspectivas, novas fontes de criatividade, tornar-se mais otimista, observador, apaixonado ou determinado. Desenvolver a habilidade de enxergar longe, adiante, outros mundos.

•Liberdade e o livre arbítrio. Fazer um balanço da vida e checar o seu grau de liberdade e como está fazendo uso de seu livre arbítrio.

•A natureza espiritual das coisas. Realizar atividades que permitam desenvolver a visão espiritual da vida e da natureza.

•Ritos de passagem de meninos e meninas para a fase adulta.

•Autoconhecimento. Examinar o modo pessoal de ser. Checar as crenças pessoais. Detectar as crenças que deverão ser reformuladas ou abandonadas. Cura das atitudes.

•Decisão. Iniciativa. Coragem. Trabalhar o poder de decisão e a cura das atitudes a favor de uma vida mais verdadeira, espontânea e atuante.

•Beleza. Realizar atividades que potencializem a beleza pessoal.

Fontes: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=09712
http://www.xamanismo.com.br/

5 comentários:

Luciana disse...

Olá!
Luciana, seu blog é interessante, inteligente, ótimo...Adorei. PARABÉNS!

Já ouvi a palestra do Gasparetto varias vezes, envolvi meus parente, enviei a amigos , enfim
você e ele são ótimos.

ELIANA FERREIRA disse...

Olá,
mais uma vez um belo texto, que nos enche de conhecimento e motivos para aproveitarmos a PRIMAVERA.
FELIZ PRIMAVERA Á TODOS...
Eliana Ferreira

Sandra disse...

Oi Luciana, seu blog é muito interessante e durante um tempo que estive desempregada, foi meu companheiro, muito obrigada!

Janaina disse...

Luciana seu blog é inspirador, nos transmite tranquilidade e paz.

Parabéns, tenha saúde e sucesso !

Abraços

Luciana Vieira disse...

Oi Eliana, sandra e Janaina!!
FELIZ PRIMAVERA!!!
Um beijo!