terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Livro da Bruxa - 7º Capítulo

7º Capítulo - Deusas

Como se faz para se tornar uma bruxa? - perguntei, logo após passarmos pelo pedágio. Ela fez uma careta divertida, antes de começar a responder.
- Em primeiro lugar você precisa nascer mulher. Só as mulheres podem ser bruxas. Isso se deve ao fato de sermos superiores. Os homens até podem tentar ser bruxos, mas é uma condição bem menos sofisticada - respondeu, rindo.
- O quê? As mulheres superiores? Ah, não admito, nem por brincadeira! - gritei, fingindo indignação. Cá entre nós, eu sei que as mulheres são de fato superiores. Fui criado num grande matriarcado e aprendi desde cedo a respeitar a força feminina. Meu avô, por exemplo, era um homem decidido e autoritário, mas não fazia nada sem a autorização da minha avó.
Meu pai seguiu pelo mesmo caminho, e seu casamento foi feliz e próspero.
Isso também aconteceu com a maioria dos meus tios.
Nos bailinhos da adolescência, logo aprendi que eram as meninas que escolhiam os parceiros. Nós as ficávamos convidando para dançar, mas eram sempre elas que determinavam se aceitariam ou não.
Minha avó costumava dizer que as mulheres embalam o berço com uma mão e com a outra dirigem o mundo. Todas as minhas experiências só serviram para sedimentar ainda mais esta verdade.
Apesar de tudo, não pretendia deixar a bruxa propalar a superioridade das mulheres sem ao menos tentar defender o estandarte masculino.
- De onde você tirou a idéia de que as mulheres são superiores? - perguntei.
Ela arregaçou as mangas, simulando preparar-se para o combate.
- Você nunca leu a Bíblia? Está escrito no Gênesis - respondeu.
- No Gênesis?
- Claro. Deus primeiro fez o homem e depois, a mulher...
- E o que isso tem que ver? - perguntei.
- Primeiro Ele fez o rascunho. Depois, passou a limpo - disse, rindo.
Eu estava desarmado. Era impossível defender uma idéia na qual eu não acreditava de fato. Naquele momento, eu daria um mês de salário em troca de um argumento para enfrentá-la em igualdade de condições.
Ela percebeu a fragilidade da minha posição e continuou deliciando-se em massacrar-me.
- Você não percebe que as mulheres possuem um projeto mais elaborado... curvas delicadas, pele suave, cabelos sedosos. É evidente que Deus caprichou muito quando criou a mulher - provocou.
Fez uma pausa para ver se eu iria esboçar alguma reação.
Apenas suspirei indefeso.
Ela riu da minha expressão e foi em frente.
- O homem é um rascunho. Acho até que Deus, quando terminou de construir Adão, percebeu que se tinha esquecido de colocar alguns componentes. Então, para dar um jeitinho, Ele pendurou as adaptações pelo lado de fora. Vocês tiveram até de inventar a cueca para não ficar com tudo balançando - tripudiou.
- Nem sei o que dizer - desabafei. Ela continuou, sem piedade.
- Na Eva, Deus caprichou e fez tudo embutido. Um projeto de mestre, realmente divino.
Mesmo em grande desvantagem, decidi não entregar os pontos.
- Muito bem, concordo até aqui. Mas, para ser justo, Deus colocou mais inteligência nos homens - blasfemei vingativamente.
- Engano seu. Antes de tudo, Deus é sábio. Quando percebeu que Adão era apenas um rascunho, colocou as melhores coisas na Eva, inclusive a inteligência - rebateu.
Olhei para ela franzindo as sobrancelhas, fingindo estar bravo.
Ela estava adorando aquela discussão, e, sinceramente, eu também.
Era um privilégio compartilhar a viagem com a dona de um raciocínio tão ágil.
- Quer um exemplo da inteligência superior das mulheres? - perguntou.
- Quero - desafiei.
- Peça a um homem para ir ao supermercado comprar uma lata de azeite. Ele entrará no supermercado, passará por milhares de produtos, irá direto à prateleira dos óleos e sairá apenas com a lata de azeite.
- E o que há de errado nisso? - indaguei, sem entender.
- Faça a mesma experiência com uma mulher. Ah, as mulheres! Nós pegamos um carrinho e percorremos calmamente os corredores. Aproveitamos para ver o preço de tudo. Compramos xampu, sabão em pó, descobrimos uma nova bolacha de chocolate, escolhemos as melhores frutas e o mais importante: sabemos exatamente qual é a marca de azeite mais gostoso.
Então, pergunto: em quem você acha que Deus colocou mais inteligência?
Procurei alguma falha em seus argumentos, mas não encontrei. Mesmo assim, não desisti.
- Talvez vocês sejam melhores apenas para fazer compras - provoquei.
- Você sabe que não é verdade. As mulheres são muito mais adaptáveis. Tornam-se excelentes professoras, médicas, jornalistas, advogadas, engenheiras... Já provamos que somos capazes de fazer tudo muito melhor do que vocês. O mundo é das mulheres - finalizou.
Decidi aceitar a derrota. Minha posição era insustentável, especialmente discutindo com uma bruxa.
- Tem razão, tenho de admitir. Somos verdadeiros trogloditas e estamos à beira da extinção. Vocês não precisam mais de nós nem para terem filhos. Há alguns anos, uma atriz americana engravidou por inseminação artificial feita num banco de sêmen. O mais humilhante é que por esse método vocês podem escolher as características do doador. Que chance terei contra o sêmen de um jovem de 28 anos, um metro e noventa, atlético, olhos verdes, pianista... - disse, fingindo desânimo.
Dei um longo e sofrido suspiro.
- Acho que os homens serão apenas animais de estimação das poderosas mulheres na próxima geração - desabafei.
- Também não precisa se desesperar - consolou-me. -Você mesmo disse que Deus é justo. Mesmo sendo rascunhos, Ele não iria deixá-los na mão, não é? Afinal, vocês também são Suas criações. Assim, em Sua infinita sabedoria, Ele lhes deu uma vantagem fundamental sobre as mulheres.
- Qual é a nossa vantagem? Fazer xixi de pé? - brinquei.
Ela aproximou-se de meu ouvido, fazendo que ia revelar um segredo.
- A maioria das mulheres ainda não sabe da sua superioridade - sussurrou.
- Deus criou um mecanismo que dificulta percebermos nossas vantagens.
De nada adianta sermos melhores se a maioria de nós não sabe disso, não é?
Piscou para mim antes de continuar.
- Você me perguntou o que é preciso para se tornar uma bruxa. Pois aí está a resposta: as bruxas são as mulheres conscientes da sua plena capacidade.
Quando atingem esse ponto, tornam-se especiais. E é fácil identificálas: são aquelas cobiçadas pelos homens.
- Ah, então esse é o segredo das mulheres mais desejadas? Sempre achei que fosse um corpo escultural - comentei maliciosamente.
-Você não entendeu. Ser desejada não se restringe apenas ao aspecto sexual. Se fosse só isso seria muito fácil para nós. Os homens respondem a estímulos muito primitivos. Basta colocar uma saia curta e vocês ficam todos alvoroçados. Já reparou como vocês não conseguem deixar de olhar para uma mulher de minissaia? Nem importa se ela é feia ou careca. É só deixar as pernas à mostra, e o efeito é automático. Vocês são conquistados apenas pelo que vêem - disse.
Dei um sorriso amarelo, admitindo minha fraqueza.
- E as mulheres, como são conquistadas? - perguntei.
- As mulheres são mais sofisticadas. Somos conquistadas pelos ouvidos. É preciso ter uma conversa inteligente e fazer galanteios sinceros para chegar ao nosso coração.
Fiquei boquiaberto com a revelação. Nunca havia pensado sobre isso.
Ela mudou de posição no banco antes de prosseguir.
- As bruxas a que me refiro não são desejadas apenas sexualmente.
São completas em todos os sentidos. Muitas vezes provocam inveja até nas outras mulheres.
Vasculhei minha memória e descobri que conhecia algumas mulheres assim, mas nunca havia cogitado sobre as características que as tornavam tão especiais. Tinha até um termo particular para classificá-las: deusas.
- Essa sua denominação é bem mais atraente - disse.
- Não havia percebido antes, mas você se encaixa perfeitamente nessa categoria. Basta conhecê-la para desejar ficar o tempo todo ao seu lado - confessei.
- Obrigada. Mas esta não é a regra. O problema é que as verdadeiras bruxas, ou deusas, como você prefere, são tão intensas e seguras que deixam os homens com medo, por isso quase sempre estão
desacompanhadas.
- Qual é a vantagem então? - indaguei.
- Só homens especiais conseguem se relacionar com essas mulheres.
E, quando isso acontece, é algo muito, muito especial para ambos - confidenciou.
- Ahá! Então também existem homens especiais - exclamei. - Vejo um fio de esperança para o sexo masculino.
- É claro que existem. A história da exclusiva superioridade das mulheres foi só para provocá-lo. Os homens também podem ser muito especiais.
- Fico feliz em saber. Agora falta aprender como - comentei.
- Tudo aparece quando começamos a procurar. É só ter um pouco de paciência e perseverança... Que tal fazermos uma pausa ali? - sugeriu, indicando um grande posto de serviços uns duzentos metros à nossa frente.
- Apoiada. Depois dessa nossa conversa, preciso de algumas calorias para ajudar a organizar as idéias.

Nenhum comentário: