sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Livro da Bruxa - 9º Capítulo

Equilíbrio

Nossa viagem prosseguiu tranqüila. Descíamos a serra, e a vista era deslumbrante. Podíamos avistar ao longe as cidades litorâneas e o imenso oceano. O dia estava maravilhoso.
- Se existem homens especiais, gostaria muito de saber como tornarme um. Será que ainda tenho alguma chance? - perguntei.
Ela sorriu, revelando uma covinha na maçã do rosto.
- Quer mesmo saber como tornar-se especial?
- Claro que quero. Depois posso vender a receita para alguns amigos.
Além de ser um grande benefício para a humanidade, vou abrir uma empresa e concorrer com os remédios para impotência sexual - conclui, fingindo cinismo.
Ela apertou os olhos em sinal de repreensão.
- Estou brincando, é claro - desculpei-me.
Ela abriu um pouco a janela. O ar fresco e o cheiro da vegetação serrana inundaram o carro. Ela o inspirou e tornou a fechar a janela.
- Com certeza o caminho para ser um homem especial deve ser bem complicado - opinei.
- Não é verdade. As mulheres enfrentam dificuldades maiores, por isso se desenvolvem mais. Entretanto, o grau de desenvolvimento que podemos atingir independe de sermos mulheres ou homens.
- Afinal, qual é a receita para ser um homem especial? - insisti.
- Isso você já sabe.
- Já sei? Não estou me lembrando. Será que você poderia refrescar minha memória?
- Basta olhar para o problema e vê-lo por uma perspectiva diferente.
Já fizemos isso com o desenho, com as situações que nos atrasam, com as aglomerações de carros na estrada... Podemos fazer isso em tudo, inclusive para saber como ser uma pessoa ideal para um relacionamento.
- Não sei se compreendo - confessei, sentindo-me um péssimo aluno.
- Pense bem... Que características possuem as mulheres especiais?
Pensei um pouco antes de responder.
- Segundo nossa conversa anterior, elas são independentes, seguras e decididas - arrisquei, meio incerto.
- Exato. Agora diga, independência, segurança e decisão parecem ser características mais associadas às mulheres ou aos homens?
- Na minha opinião, parecem ser características masculinas - respondi, ainda hesitante.
- É isso! - estimulou-me. - As mulheres tornam-se especiais quando incorporam perspectivas masculinas ao seu modo de interagir com o mundo.
Este é o fator que as torna especiais e, ao mesmo tempo, assusta os homens, pois vocês se sentem ameaçados em seu próprio território.
Virou-se para mim.
- Se as mulheres evoluem porque estão conseguindo ver o mundo por uma perspectiva masculina, qual deve ser a atitude dos homens para reequilibrar a balança? - perguntou.
Ela estava induzindo minha resposta.
- Os homens devem tentar ver o mundo por uma perspectiva feminina - murmurei.
- Muito bem. Aí está sua receita para ser um homem especial.
- Não valeu. Você induziu minha resposta - resmunguei.
- É muito mais divertido quando a solução vem da própria pessoa que propôs o problema.
- Pode até ser, mas eu ainda não sei como fazer para ver o mundo pela perspectiva feminina - reclamei.
- Para ver o mundo como as mulheres, os homens precisam educar-se de maneira diferente. Por exemplo, emocionar-se, desejar carinho e resolver as coisas com delicadeza são atividades que precisam ser experimentadas para se ter uma perspectiva feminina. Lavar louças, cozinhar, cuidar das crianças e arrumar a cama também fazem parte. É só uma questão de equilibrar o Yin e o Yang para ser uma pessoa completa.
- Muitos homens dirão que essas não são atitudes masculinas - interrompi.
- Esses terão sempre as mulheres que merecem - sentenciou.
Continuei prestando atenção.
- Só pessoas completas podem estabelecer relacionamentos saudáveis.
Muitas mulheres já começaram a fazer sua parte, agora é a vez dos homens. Caso contrário, teremos uma epidemia de mulheres solitárias e de homens inseguros - finalizou.
De repente, um carro, iniciando uma ultrapassagem, saiu da faixa da direita sem sinalizar e entrou bruscamente em nossa frente. Precisei frear para evitar a colisão. Meu primeiro impulso foi enfiar a mão na buzina e dizer muitos palavrões, mas minha reação foi outra.
- Desculpe-me o solavanco... acho que meu anjo da guarda se atirou na nossa frente porque quer que eu vá um pouco mais devagar - declarei, surpreendendo até a mim mesmo.
A bruxa abriu um enorme sorriso.
- Parabéns! Está começando a nascer um homem especial.

  • Links para os Capítulos anteriores:
1º Capítulo, 2º Capitulo, 3° Capítulo, 4º Capítulo, 5º Capítulo, 6º Capítulo, 7º Capítulo, 8º Capítulo, 

Um comentário:

Paula Calixto disse...

Fabuloso! Estou adorando...Fico ansiosa aguardando o próximo dia para o próximo capítulo. Adoro ler e achei essa sua iniciativa fascinante!! Obrigada, por essa pérola.