quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Horta Doméstica - Você pode ter a Sua!

Já pensou que bom seria, poder ter verduras, legumes e temperos orgânicos sempre frescos a disposição em sua casa ou apartamento?! Pois é, depois de realizar algumas improvisações e adaptações, consegui ter esse privilégio em minha casa. Desde de novembro, todas as saladinhas e temperinhos utilizados nas refeição, estão sendo colhidos na hora! Além de ter sempre a mão alimentos sem nenhum tipo de agrotóxico, é uma terapia para todos em minha casa.

*Minha filha Luisa, colhendo e comendo jabuticabas.

Devido a falta de espaço para realizar canteiros direto do no solo, o pé de jabuticaba e pitanga foram plantados em vasos grades. Já a maior parte da hortaliças, foram plantadas em jardineiras suspensas por suportes de parede.

São diversos tipos de alfaces, salsinhas, cebolina, alecrim, hortelã, couve chinesa (é bem parecida com a acelga), couve manteiga, rúcula, 2 tipos de manjericão, tomate, beringela e alho poró.
 
Alface Americana

Alface Vermelha

Alface

Manjericão Alface
Os tomates estão quase maduros.

Tomates
As folhas de um mesmo pé de couve, pode ser colhido por até um ano!
Couve manteiga
Do que você precisa para começar a sua horta

Claro que quanto mais espaço tiver para plantar, maiores as possibilidades de diferentes variedades e em quantidade, porém até quem mora em apartamento pode curtir o prazer ter uma pequena horta.

Com criatividade, é possível gastar pouco por exemplo, para fazer uma horta suspensa. Vale garrafas pets, caixotes de madeira, etc. 

A terra para o plantio deve ser de qualidade, para garantir o bom crescimento das plantas.

Algumas sementes devem ser plantadas primeiramente em sementeiras, para depois de um determinado tempo, serem transportadas para o local definitivo. Existem também as que devem ser distribuídas diretamente no local final.

A adubação é importante antes da semeadura (quando se plantam as sementes) e durante o período de produção.

Quando plantar

Os antigos Maias, que são conhecidos por seu amplo conhecimento na influencia do movimento da Terra, em nossas vidas, plantavam e colhiam seus alimentos, apenas quando a lua estava em uma fase favorável para isso. Desta forma, conseguiam diminuir problemas com pragas e garantiam crescimento rápido, frutos mais suculentos e verduras mais saborosas. Fiz algumas experiências, acompanhando o crescimento das plantas plantadas em períodos favoráveis e desfavoráveis, e pude observar muitas diferenças. Entres elas coloração das folhas e demora no crescimento.

Que cuidados tomar

Cada planta têm necessidades diferentes, porém de uma forma geral, posso dizer que deve haver um equilíbrio por exemplo na dosagem da água. Não pode faltar, mas também não pode haver excessos. Problemas desse tipo causam o estresse na planta, o que acarreta em problemas principalmente de fungos.

Como tudo na vida, o equilíbrio é muito importante.

Quanto custa

A maioria dos itens que utilizei na horta, eu adquiri na loja COBASI. Nas sementes eu paguei entre R$ 1,40 e R$ 2,50. Na terra para colocar nas sementeiras, se eu não me engano foi R$ 13,00 o saco de 20 quilos. Essa terra é apropriada para sementeira pois é mais soltinha e ajuda no crescimento da sementinha, porém testei também a terra para plantio de hortas e também deu certo. O esterco de galinha curtido foi R$ 5,00. As sementeiras foram R$ 25,00 (kit com umas 6 bandejas)

As jadineiras de plásticos foram compradas em uma loja de paisagismo que agora não recordo o nome e que tinha um preço muito bom, R$ 7,00 cada.

Horta on-line

Se você se interessou e quiser dar início a sua horta doméstica, te convido para começar já!! Darei início a mais uma remessa de plantio de verduras e legumes, onde todo o seu desenvolvimento, desde preparação da terra até a colheira, será publicado aqui no blog, para que possa acompanhar e praticar em sua casa.  

O espaço estará aberto para tirar dúvidas, dar sugestões, enviar notícias e imagens de sua horta pessoal.

No próximo artigo, sobre horta doméstica, abordarei sobre as fases da lua mais propícias para o plantio e como preparar a horta para esse período.

Até lá!

6 comentários:

marilda disse...

oi lu felicidades pra nós ,adorei tem um tempo que eu venho fazendo minha horta já tenho hortelã manjericaõ erva cidreira cebolinha,não imaginei ir tão longe ,adoro cuidar delas tenho um prazer enorme em colher vou adorar ter dicas sua filhinha colhendo jabuticaba muito linda tudo de bom.

Luciana Vieira disse...

Oi Marilda!! Tudo bem?! Só quem tem uma horta, sabe o carinho que é despertado com cada uma das plantas culvadas. SEm falar na alegria que recebemos de brinde, todas as vezes que presentemos a nossa família, acrescentando nas refeições todo esse amor que foi cultivado. Não tenha dúvidas que a comida preparada se torna mágica!

Me envie a foto das ervas que cultiva, para que eu as publique aqui! Ficarei esperando!

Um beijo e um ótimo final de semana!

Dora disse...

Olá Luciana, adorei saber que posso plantar jabuticaba dentro de casa pois quero fazer a minha mini horta. Estou esperando mais dicas suas, moro num apartamento e vou fazer minha horta na janela rsrs
Fico no aguardo, Bjs
Dora

Luciana Vieira disse...

Oi Dora, tudo bem?!
Pode contar comigo para ter a sua horta doméstica no apartamento!

A minha horta será replantada no mês que vêm, que será quando publicarei também, o passo a passo que de tudo o que eu fizer para prepará-la, além do acompanhamento de seu desenvolvimento.

Até lá!

Um beijo,

marilda disse...

Oi luciana as to aguardando anciosa vc replantar novamente não tive sucesso na minha hortinha to meio q atrapalhada bjão te mandei um endereço q encontrei achei interessante pra vc repassar bjão.

Anônimo disse...

Gostaria muito se você fizesse um post mostrando como se colhe as folhas da couve. Obrigada ^.^