terça-feira, 25 de setembro de 2012

Salada de Flores - Capuchinha

Que tal um receitinha que dá as boas vindas a primavera de forma glamourosa?! Conheça uma pouco sobre a capuchinha, uma planta queridinha dos chefs de cozinha que além de ser saborosa, traz muitas propriedades medicinais.
A Capuchinha é uma plantinha conhecida em diversas culturas, como planta ornamental e medicinal, Porém hoje esta sendo empregada na nossa amada culinária. Tem sabor levemente picante, esta sendo empregada em saladas frias, queijo fresco, omeletes, empanadas, sucos e para dar o toque final na finalização dos pratos e até mesmo utilizadas em tortas doces. Quando cortadas em pedaços melhoram o sabor de vinagretes e molhos. As folhas mais suculentas têm sabor menos intenso e são utilizadas inteiras ou em pedaços, cruas ou ligeiramente salteadas, e também como guarnição. Os frutos são usados no preparo de picles. Os botões florais servem para substituir a alcaparra e são utilizados em conservas de vinagre e sal para temperar saladas e verduras cruas.

A floração ocorre na primavera e verão. Podemos encontrar ela facilmente no sul e sudoeste de nosso Brasil. Esta plantinha é, riquíssima em ômega 3 e em luteína, um tipo de carotenóide. Ambas as propriedades são excelentes na prevenção de doenças cardiovasculares, sendo a luteína, mais especificamente, associada à prevenção de problemas oftalmológicos como catarata e degeneração macular, principal causa de cegueira.

O único fator que depõe atualmente contra a Capuchinha é que, a exemplo de outras flores comestíveis, ela é cara, pois está associada a pratos refinados. Disponível nas gôndolas de supermercados, seu preço não está a alcance de muitas famílias brasileiras. Mas esse problema pode ser contornado. Essa flor é de fácil cultivo. Pode ser plantada no quintal, como parte da horta doméstica. 

Olha a minha hortinha de capuchinha. Essa deve ter uns 5 meses.
Fazem umas 3 semanas que estão nascendo flores novas todos os dias.

Salada de Capuchinha
Essa salada é perfeita: fácil de fazer e tem um sabor incrível.
Usei primeiramente folhas de alfaces (optei pela lisa), algumas alcaparras e duas folhinhas de hortelã picadinha. Tudo foi temperado com molho a base de mostarda e mel. Finalizei acrescentando as flores de capuchinha e uma pitadinha de pimenta rosa.

Preparo do Molho
Quantidades iguais de mel e mostarda (eu usei mostarda dijon), dobro de azeite e um pouquinho de vinagre. Sal e pimenta da reino a gosto.
Acho mais fácil fazer esse molho em um recipiente como um vidro vazio de cerejas. Depois de colocar os ingredientes dentro, é só tampar e balançar para misturar. O que não for usado, pode ser guardado na geladeira no mesmo vidrinho.

Essa saladinha eu preparei para o almoço do domingo, brindando a bem vinda primavera! Foi um sucesso!

2 comentários:

Ricardo disse...

Essa planta sempre tivemos aqui em casa, nasceu sem ninguém ter plantado, lembro-me que a flor é bem catinguenta. Jamais pensei que tivesse uso culinário.
E pensar que tem lugares que ela custa caro!
Vou ver se a encontro pelas redondezas e vou fazer suas receitas!

Um abraço!

Luciana Vieira disse...

Oi Ricardo, a capuchinha se espalha com facilidade mesmo. As sementes se espalham com facilidade. Eu plantei a minha através de semente comprada. Em 3 meses começam a apontar os primeiros botões. Em 5 meses já existe fartura de flores e folhas.

No supermercado pão de açucar aqui de SP por exemplo, um potinho com umas 6 ou 7 flores, custa R$ 6,00.
Um abraço!