domingo, 27 de maio de 2012

Peru - Segundo Dia em Arequipa

 Tour pelos arredores de Arequipa

Acordei cedo para participar do tour por Arequipa. Tinha três opções, sendo dois de duas horas e 1 de 4h, escolhi o último. Foi legal, mas não sei se faria de novo o de 4 horas. Paguei 40 soles pelo passeio em um ônibus turístico de dois andares. Durante o passeio são feitas várias paradas, onde descemos para tirar fotos e para acompanhar a explicação do guia.

É uma passeio legal, mas não sensacional. Acho que vale mais a pena pegar um taxi e ir somente para o Mirador de Carmen Alto, que está localizado a 6 km do centro e que para mim foi a melhor parte do passeio.
 
A vista para o três vulcões é maravilhosa!


A guia nos apresentou algumas frutas típicas do Peru, um tipo de sorvete e também a raiz chamada maca. Eu já conhecia a maca peruana, que em pó é usada como o energético (ela até lembra o nosso guaraná em pó) e há quem diga que é um poderoso afrodisíaco.

No Mirante tinha uma lojinha que vendia tudo o que tinha sido apresentado.
Os turistas fizeram a festa comprando os produtos, porém como se trata de um ponto turístico, o preço dos itens se torna mais caro. A maca por exemplo, que é vendida lá por 20 soles, pode ser encontrada no mercadinho por 7 soles.

 Esse é o ônibus que nos levou aos passeios.

Depois comento mais sobre o segundo dia. Amanhã irei para o passeio do Canion de Colca. Como são dois dias de tour, irei pernoitar na cidade de Chivay. A cereja deste passeio é avistar os Condores andinos, os maiores do mundo, com envergadura com mais de 3 metros. O Canion está localizado a mais de 3.000 metros. Acho que vai ser sensacional!

Durante este tour, nao será possível me conectar a internet. Na região, male male, funciona a internet a cabo. Quando estiver de volta a arequipa publico as imagens.

Um beijo e uma ótima semana!

sábado, 26 de maio de 2012

Peru - Arequipa, Primeiro Dia

A viagem para Arequipa

Embarquei hoje para Arequipa. O vôo tinha que ter saído umas 8:15, porém atrasou mais de uma hora, fazendo com que eu perdesse a minha conexão em Lima. Para minha sorte, a atendente da LAN, companhia que eu viajei, foi super solidária com o meu problema. Ela deu um jeito de me colocar em um outro vôo que saiu uma hora e meia depois. Isso evitou que eu esperasse por um longo período no aeroporto. Eu já estava bastante cansada, depois de ter passado por mais de 6 horas de deslocamento, contando com o vôo e o atraso.

Chegando em Arequipa

Assim que desci do avião, fui presenteada com uma paisagem maravilhosa;Foi o adormecido Vulcão Misti quem deu as boas vindas aos passageiros que desembarcam em Arequipa. Impressiona!
Olha ele lá no fundo da foto abaixo, com o seu topo coberto de neve.
Este é um dos três vulcões localizados na região de Arequipa. O Misti tem 2.400 metros de altura e a 5.825 do nível do mar. Leva-se dois dias para ser escalado e com certeza deve ser fantástica essa aventura, porém esse percurso não está no meu plano de viagem, apenas irei apreciá-lo aqui embaixo mesmo!
 Arequipa, uma das cidades mais antigas da América do Sul, é também conhecida como a Cidade Branca, devido muitos de seus edifícios serem construídos com larva branca vulcânica. 
A cidade se encontra a 2.300 metro do nível do mar, então por precaução, quando ainda estava no aeroporto de Lima, já tomei o chá de coca. A bebida é recomendada para evitar o mal da altura, o soroche. Quando estive em Cusco (3.350 metros de altura), tomei muito deste chá e praticamente não senti o mal estar causado pela grande altitude. Apesar que o meu marido tomou a mesma quantidade que eu e se sentiu mal nos dois primeiros dias. Mas, pelo sim ou pelo não, o chá de coca faz parte da minha dieta no Peru.

A Chegada ao Hotel

Paguei 20 soles pelo transfer até o hotel, cerca de R$ 13,00 por 15 minutos de táxi. O hotel qu escolhi, fica no máximo a 30 passos da Plaza de Armas, o que achei fantástico. Na verdade, não é um hotel, é um hostel. Como estou fazendo essa viagem sozinha, optei por uma estadia mais informal e que me desse a oportunidade de interagir com outros viajantes. Escolhi um quarto privativo (suíte), mas no caso dos hostels, é possível dividir quarto, costume bastante comum pelos "gringos".

Da minha janela, consigo avistar o Misti. Olha ele novamente lá no fundo da foto, aqui já era início de noite, momento em que já tinha completado o meu check in no hotel e sai para ''explorar'' os arredores.
A Primeira Impressão

A Plaza de Armas estava animada, com muitos turistas tirando fotos. Achei também que tinha mais turistas peruanos do que eu vi em Cusco.

É comum aqui, casais recém casados, irem tirar fotos e ouvir serenatas na Plaza de Armas. Para se ter uma idéia, tinha um grupo que tocava serenata, fixo na praça. Eles cantam algumas músicas para o casal e alguns familiares que acompanham os pombinhos tiram fotos e filmam. Claro que os turistas aproveitam a oportunidade para também registrarem a cena inusitada. Eu que estive pouco tempo na praça, registrei 4 casais sendo homenageados e uma garota, que imagino que estava completando 15 anos, passeando com o pai com traje de debutante.

É muito diferente. Parece um passeio de volta para o passado. Eles levam muito a sério as tradições.
Alguns dos casamentos registrados


Do outro lado da praça porém, acontecia uma manifestação pacífica de universitários. Havia policiais posicionados próximo aos estudantes, que estavam segurando velas e mantinham uma fogueira acessa em frente da catedral.
Jantei em um restaurante que ficava em um mezanino com vista para Praça.
Optei por uma sopa de quinua com vegetai,s acompanhado de coca-cola. Custou 22 soles, cerca de uns 14 reais.

 
Já Já, posto mais!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Peru: Plano de Viagem

Por que Voltar ao Peru

No ano passado, ainda no avião quando estava voltando ao Brasil da viagem ao Peru, comecei a programar o meu retorno nas terras Incas. Gostaria de ir com um pouco mais de tempo, conhecer outras regiões e voltar ao Machu Picchu. E é isso que irei fazer!

O Plano de Viagem 
(Este é um breve relato da programação. Em outro artigo irei detalhar os trechos).

26/05  Embarco cedo - São Paulo rumo a Arequipa. Porém antes tenho que fazer uma conexão em Lima.
Chego em Arequipa no final da tarde - Ir para o hotel, conhecer os arredores e jantar.

27/05  Contratar um dos tours para conhecer a cidade. Visitar museus e outros pontos turísticos centrais.

28/05  Passeio de 2 dias com destino ao Canion de Colca - Neste primeiro dia, é feito paradas nos pontos turísticos que se encontram no caminho. Dormir em Chivay.

29/05  Ir bem cedo para o Canion. 
Voltar para Arequipa.

30/05  Último dia em Arequipa - ainda sem programação certa.

31/05   De manhã cedo, embarque para Cusco. Chego por volta das 9:00 - O meu único compromisso é pegar um transporte para a cidade de Ollanta umas 17:00, onde tomarei o trem das 19:40 rumo a Águas Calientes.

01/06   Acordar cedo e pegar uma van para Machu Picchu (uns 15 minutos de viagem).
 Final da tarde pegar o trem de volta para Cusco (Estação de trem Poroy).

02/06    Último dia em Cusco - Dia livre (por enquanto!)

 03/06   Acordar cedo e voltar para o Brasil

Desiderata

Siga tranqüilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio.

Tanto quanto possível, sem humilhar-se viva em harmonia com todos os que o cercam.

Fale a sua verdade mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, eles também tem sua própria história. 

Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso espírito.

Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você.

Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. 

Viva intensamente o que já pode realizar, mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo. 

Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre. 

Muita gente luta por altos ideais, em toda parte a vida está cheia de heroísmo. 

Seja você mesmo, principalmente não simule afeição nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva. 

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude, alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado; mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão. 

E a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil consigo mesmo. 

Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber a terra e o universo, vão cumprindo o seu destino. 

Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba e quaisquer que sejam os seus trabalhos e aspirações, da fatigante jornada pela vida, mantenha-se em paz com sua própria alma. Acima da falsidade, do desencanto e agruras, o mundo ainda é bonito. Seja prudente. 

FAÇA TUDO PARA SER FELIZ

Fonte: Manuscrito encontrado numa Igreja em Boston por volta de 1644

terça-feira, 22 de maio de 2012

Viagem ao Peru 2012

Embarco sábado dia 26, para mais uma ventura peruana!

 Estive no Peru em abril do ano passado e me apaixonei por tudo que vi e vivi. Nesta ocasião eu estava muito bem acompanhada, meu marido João Guilherme, compartilhou comigo a experiência. Este ano porém, irei sozinha. Uma aventura diferente, já que jamais viajei sozinha em minha vida.

A escolha pelo Peru, para realizar essa experiência, deve ter sido a decisão mais rápida que já tomei. Eu estudo o xamanismo a alguns anos e seus conhecimentos me levam principalmente a ancestralidade. É impressionante a acervo cultural do Peru e a forma seu povo mantêm suas tradições apesar dos fatos e anos que se passaram.

Estar em contato com sua cultura foi para mim, uma das melhores experiências de minha vida. E é claro que eu quero repetir a dose.

Junto comigo estarei levando o meu japamala xamânico, item que sempre carrego comigo em vivências de expansão espiritual.


Desta vez, irei relatar a minha experiência aqui no blog e no facebook, atualizando-o durante a viagem. Quero compartilhar dicas com quem pretende também visitar o Peru e registrar as minhas impressões durante toda a viagem. Estarei em viagem por 9 dias, retorno então no dia 02/06.

Antes de embarcar, irei divulgar aqui o plano de viagem e toda a preparação. 

Agradeço ao meu amor por me presentear com essa viagem e por estar sempre, sempre e sempre ao meu lado, me dando força e me fazendo feliz! Te amo muito.

 Seguem algumas imagens da viagem de 2011, veja se eu não tenho razão de me apaixonar!
Sacret Valley
Ollanta

Machu Picchu


Machu Picchu

Machu Picchu
Machu Picchu

A famosa vista de Machu Picchu

Águas Calientes

Cusco

Peruanos!




segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
 

(GANDHI)

sexta-feira, 18 de maio de 2012


 "Eu aprendi que um sorriso é a maneira mais barata
de melhorar sua aparência."


Willian Shakespeare

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Palavra AYAM na Novela Amor, Eterno Amor


"É Deus em Ação em toda parte, a Una, Grande Fonte de Luz." 

 Alguns dias atrás, vi na novela da globo, Amor, Eterno Amor, o personagem Rodrigo utilizar a palavra AYAM durante o processo de cura de um pônei. 
Fiquei muito surpresa, já que jamais imaginei que esse assunto pudesse ser abordado em uma novela. Fiquei também muito feliz. É a força da Nova Era se manifestando! 

 Pensei no número de pessoas que estariam sendo atingidas por sua vibração e que muitas seriam despertadas a querem saber mais sobre sua força. 

Já tinha  ouvido falar que a novela estava abordando temas como crianças cristal e índigo, assunto que já abortei a alguns anos aqui no blog. Esse fato já tinha me deixado bastante contente e agora mais esse feliz acontecimento. Fiquei fã da novela! 

Compartilho o artigo que recebi da internauta Denise Sousa. Um texto que irá auxiliar os que buscam saber mais sobre a influência da palavra AYAM, para aplicá-la em sua vida e consequentemente, expandi-la para o universo.

AYAM
Deus em nós- Divina Presença AYAM
"Considerar o “AYAM” como toda e qualquer coisa que desejais ser, é um dos mais poderosos meios para liberar o Poder Interno de Deus, Amor, Sabedoria e Verdade, e pô-Lo em ação na experiência externa. O “AYAM” é a Poderosa Presença Ativa de Deus em vós, em vosso lar, em vosso mundo, em vossos negócios.”Eu Sou ‘AYAM’” a PORTA ABERTA que homem algum pode fechar”, é talvez uma das mais grandiosas enunciações da Verdade jamais expressas em linguagem falada. "
AUTO-CONTROLE
“A altura do sucesso do homem é medida pelo seu autodomínio;
a profundidade de seu fracasso pela sua apatia.
Não existe outra limitação em qualquer das direções, e essa lei é a expressão da justiça eterna.
Aquele que não consegue dominar a si mesmo não poderá ter domínio sobre outrem.
Aquele que domina a si mesmo, será rei”

(Spencer W. Kimball)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Se queres prever o futuro, estuda o passado."
Confúcio
 

Código Florestal: Veta, Dilma!

O Código Florestal está sendo modificado no Congresso para satisfazer a bancada ruralista, abrindo brecha para mais desmatamentos. A sua aprovação final depende da presidente Dilma: peça a ela para cumprir suas promessas e vetar o projeto de lei que vai deixar nossas florestas sob a ameaça das motosserras. 

Para assinar, clique aqui.




terça-feira, 15 de maio de 2012

Meditação Para Manhã por Louise Hay

"Quando o despertador toca, a cabeça já acordou e remói as inadimplências da véspera, antecipando as tarefas que nos esperam. Relutamos um pouco, porque o corpo não esgotou sua cota de cansaço, mas não tem jeito, é hora de levantar para enfrentar um novo dia. Enfrentar e não viver. E como já estamos atrasados, pulamos da cama e damos início à correria que vai se estender pelo dia afora, correria de locomoção, correria de providências e de prazos. Sobre a mesa do café nos esperam as manchetes catastróficas, que se repetirão, com redações variadas, no noticiário do rádio do carro e nas bancas de jornal por onde nossos olhos vão passar, num registro inconsciente das tragédias. 

Automatizamos nossos gestos, olhamos sem ver, perdemos a sensibilidade para a riqueza dos pequenos detalhes que nos cercam e para a originalidade de cada uma das pessoas com quem convivemos. Perdemos o contato com nós mesmos. A noite, caímos exaustos na cama, levando a tensão do dia para um sono agitado e interrompido, que mal chega a repor as energias gastas. E é realimentados por toda essa tensão, essa correria, essas angústias acumuladas, que vamos tocando a vida. Tocando e não usufruindo. Absolutamente referenciados pelo que acontece fora de nós, pelo que esperam de nós, pelo valor que nos atribuem, pelo amor que nos dão ou nos negam. Perdendo mesmo a noção do quanto é fundamental criarmos um tempo para descobrir quem somos e o que desejamos, para valorizar o que temos, para fazer conscientemente nossas escolhas, num exercício de liberdade em busca do que é melhor para nossa vida."

É assim que inicia o prefácio do livro de Louise Hay, Meditações para manhã e para a Noite. Como sempre suas obras são ferramentas que direcionam para preciosas transformações.

Como o nome da obra já diz, o contéudo se trata de meditações para iniciar e encerrar o dia. O objetivo é limpar  a mente e nosso sistema emocional de todos os pensamentos e sentimentos desgastantes decorrentes das experiências do dia. É um exercício de amor, envolvendo compreensão, perdão e aceitação de nós mesmos e, conseqüentemente, dos que nos magoaram e feriram. É um exercício de liberdade que irá nos tornando cada vez mais capazes de escolher o melhor para nossa felicidade e realização. E a garantia de um sono mais tranqüilo e recuperador das nossas energias físicas e emocionais.

Espero que possa experienciar grandes momentos através desse material.
 Logo abaixo do áudio, você encontrará o texto com o mesmo contéudo, que poderá ser impresso, clicando quadradinho vermelho, que possui um sinal de mais (+) no centro, localizado logo abaixo do título deste artigo.

Meditação para A Manhã



Bom-dia
Quero estar junto de você nesse começo de dia.
Se for possível, faça esta meditação antes de se levantar da cama.
Se não puder, faça-a o mais cedo possível na parte da manhã.
Procure a posição mais confortável para o seu corpo.
Se você sentir que alguns pontos do corpo estão tensos, por causa de alguma preocupação ou de um sonho, respire dirigindo o ar para esses lugares e mande embora a tensão.
Sinta como é confortável para o seu corpo estar nessa cama.
Sinta o aconchego e a paz, e saiba que o dia de hoje é um novo dia, diferente de todos os outros dias da sua vida.

Meditação Para Noite, por Louise Hay

  • Essa é a segunda parte da sequência de meditações guiadas e com conteúdo de Louise Hay.
Para visualizar e ouvir a meditação para A Manhã, clique aqui

Meditação para A Noite


Boa-noite
E bom estar de novo com você.
O dia acabou. As experiências foram vividas e pertencem ao passado.
Agora é o momento de deixá-las, de desapegar-se.
Deixe seu local de trabalho para trás.
O dia pode ter sido ótimo ou péssimo, mas acabou. Deixe-o ir embora. Desapegue-se dele.
Com tranqüilidade e amor, volte sua atenção para este momento, para este lugar no tempo e no espaço.
Este é o único momento que existe agora para você.
Este é um tempo para relaxar, para usufruir do desprendimento e preparar-se para dormir.
Levamos para o sono a última coisa que fazemos ou pensamos à noite.
Por isso é importante que nosso último pensamento seja positivo e saudável.
Eu sugiro que você não ouça o noticiário antes de dormir.
E, por favor, não leia os jornais nesse momento.
Não leve os desastres do mundo para o seu sono.
E durante o sono que nos recuperamos.