terça-feira, 14 de agosto de 2012

Relaxamento para Crianças

As crianças não só podem como precisam fazer o relaxamento. Assim como os adultos, as crianças também vivenciam situações diárias de stress e ansiedade e portanto também se beneficiam com a técnica de relaxamento.

O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício.

Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada em suas sensações.

No início, a criança precisa de auxílio para aprender a relaxar, principalmente as crianças menores. Por isso, é importante, que os pais estejam presentes e encorajem os filhos a aprender. Em princípio, assim como o adulto, a criança pode apresentar alguma dificuldade para se concentrar e conseqüentemente relaxar, mas aos poucos, o relaxamento vai se tornando uma brincadeira divertida e um hábito prazeroso.

O relaxamento pode ser praticado a qualquer hora do seu dia.

Durante o exercício de relaxamento é extremamente importante a educação da respiração. É necessário uma respiração profunda, caraterizada pela calma e serenidade. O principal músculo da respiração é o diafragma. A contração do diafragma alonga os pulmões, provocando a inspiração (movimento de puxar o ar para dentro), já a compressão do abdome, provoca a expiração (movimento de expulsar o ar). Os dois movimentos são essenciais para garantir uma boa respiração, durante o relaxamento.

Exercícios para as Crianças

Você pode escolher exercícios que possa mostrar às crianças como se fosse uma brincadeira, e deste jeito conseguir que elas relaxem. Comece com apenas alguns minutinhos e vá aumentando o tempo aos pouquinhos.

A visualização criativa, é uma ótima alternativa para ser utilizado como relaxamento para crianças. Auxiliando para que ela se sente confortavelmente e a instruindo para que inicie uma respiração tranquila e continua, comece uma narração, onde a criança possa imaginar uma situação que traga tranquilidade... Você pode iniciar o exercício com a da narração seguinte:

"Feche seus olhos. Inspire profundamente .... agora solte o ar ... vagarosamente. Imagine que na ponta do seu nariz existe um lápis colorido... Você pode escolher a cor do lápis... Tente com sua cabeça .... fazer um número oito na horizontal... Faça este movimento mais três vezes ... não esqueça da respiração. Inspire.... e expire...."


Uma outra técnica é chamada “como um balão”, e baseia-se no comportamento de um balão quando você o enche de ar, assim como também quando você deixa escapar o ar.

A criança deve inspirar lentamente o ar, fazendo com que entre nos seus pulmões de forma direta e com que a criança sinta seus pulmões crescendo, tal e como os balões. Depois ela deve expulsar o ar lentamente, deixando que escape como no caso dos balões. Deste jeito a criança conseguirá relaxar bem.

Outro exercício e técnicas de relaxamento para crianças consiste em imitar uma tartaruga, como se fosse uma de verdade. A criança terá que imitar as tartarugas quando elas começam a se esconder na carapaça, encolhendo os braços, as pernas e a cabeça no chão, ficando com as costas em arco, tal e como a carapaça da tartaruga. Depois a criança terá que começar a “sair da carapaça”, esticando suas pernas, seus braços e o pescoço.

Músicas Infantis Relaxantes

E claro, música para os baixinhos não poderia faltar!

Áudio 1

Áudio 2


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9 comentários:

Andreia disse...

Oi Luciana, bom dia, td bem?
Primeiramente parabéns pelo seu blog.... Que delicia começar a minha semana de um modo tão zen...
O dia a dia nos torna pessoas muito agitadas, e sinto falta dessa calma, desse conforto que o seu blog oferece...

Muito agradecida, parabéns e vc acaba de encontrar mais uma fã do seu trabalho..

Bjus

Profe Janete disse...

Adorei suas postagens voltadas para crianças...Parabéns...Já utilizei em meu blog com devidos créditos e adaptações ao que estou trabalhando...Obridado!!!
Espero tua visitinha...Bjbjbj!!!

Jaqueline disse...

Crianças estressadas, se tornam adultos estressados. Meu irmão teve problemas de oclusão [mordida], por estresse e ele só tem 18 anos e nem viveu nenhuma situação agressiva pra dar causa a estresse.

Leticia disse...

Luciana!

Li seu blog e gostei muito, achei muito interessante

Eli disse...

Olá, boa tarde, adorei o seu blog, vejo todos os dias, faço as meditações, muito bom, um espaço maravilhoso. Adoreiiiiiiiiiiii, um abraço.

Prof Solange Lucas disse...

Luciana, olá.

Sou professora de Inglês aqui no Paraná e faço Música. Adorei ter visitado o seu blog com os tantos assuntos ligados a educação.Continue nos oferecendo o seu melhor. Adorei.

Obrigada

Solange

Luciana Vieira disse...

Oi Solange, obrigada viu?! Um super beijo!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog!
Pode recomendar-me alguma bibliografia sobre a realaxação em crianças?

Sara disse...

Gostaria, em algum momento você pode testar esse tipo de coisa com os meus filhos, espero ter a oportunidade, uma vez que foram capazes de me mover, porque agora todo mundo quer alugar um apartamento